Lixo Eletrônico

Onde devo Descartar?


O mundo se digitaliza cada vez mais e com isso milhares de equipamentos eletroeletrônicos antigos e com defeito são descartados, por ano são geradas aproximadamente 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

O volume é tão grande e assustador que se tornou uma das principais ameaças ao meio ambiente do século XXI, pois o percentual reciclado de todo esse lixo ainda é muito pequeno, estima-se que anualmente, apenas 20% de todo o lixo seja reciclado, ou seja, 80% permanece sem um destinado certo.

Com o aumento dessa categoria de lixo muitas medidas estão sendo tomadas e criadas para proteger o planeta e alertar a população sobre o descarte correto dos seus equipamentos eletrônicos sem uso ou que não funcionam mais, também chamados de e-lixo. O Recicla Sampa criado em 2019 é uma delas, no site podemos encontrar endereços de postos de coleta para que a população possa fazer o descarte da maneira correta.

A empresa Ecobraz também possui um sistema bem bacana para ajudar nesse processo de reciclagem correta dos e-lixo, até 30kg você pode enviar pelo correio e o custo fica por conta da empresa.

O Brasil já conta com 3,4 mil pontos de coleta de lixo eletrônico, só em 2021 foram coletados aproximadamente um milhão de quilos de equipamentos eletroeletrônicos.

Algumas estações do metrô de São Paulo possuem pontos de coleta em parceria com a empresa Green Eletron , que foi iniciado no dia 14/10/2021, data que é comemorado o dia internacional do lixo eletrônico, são elas: São Paulo- Morumbi (Linha 4 amarela) e Santa Cruz (Linha 5 lilás), confira aqui todos os itens que a Green eletron recolhe em seus pontos.

A Coopermiti, uma das empresas referência em logística reversa, também contribui para esse descarte correto.

Abaixo um vídeo do site do recicla sampa, com mais detalhes sobre tudo que é considerado lixo eletrônico, um vídeo necessário e extremamente explicativo.



São inúmeros pontos de coleta para que de forma consciente e responsável possamos ajudar a preservar o nosso planeta, Clique aqui e confira endereços de postos.

Faça sua parte, inspire e conscientize quem está a sua volta, o meio ambiente agradece.



 


Comentários